Otimização de sites para busca orgânica (Gratuíta)

Um breve panorama

Na briga dos buscadores, temos hoje 3 empresas que dominam as pesquisas na internet, Yahoo, Bing (Microsoft) e Google que possuem juntos mais de 95% da preferência dos internautas, em pesquisa realizada recentemente pelo site Statcounter Global Stats, somente o Google tem a fatia de 92% deste mercado mundial.

A pesquisa aponta que mais de 96% das buscas realizadas no Brasil serem pelo Google, em outra pesquisa foi constatado que as pessoas associam o fato de as empresas estarem na primeira página do Google, como empresas lideres em seus seguimentos.

Ter conteúdo é o grande negócio

Os textos e as imagens do Website são sua principal essência, as imagens irão atrair o visitante e seduzi-lo a ler o textos, formando um par perfeito. Colocar as palavras certas nos lugares certos da página, onde elas são mais visíveis, usar sinônimos, boa ortografia, descrição completa dos serviços e os locais de atendimento. Tudo são potenciais palavras chaves. Algumas pessoas acham que os visitantes não leem o conteúdo do Website, e isso é um grande engano, pois os buscadores leem tudo.

Por este motivo, os textos são tão importantes, são eles que vão tornar seu site bem classificado nas pesquisas. Dizem, mas isto não é bem verdade, que páginas que contêm menos de 300 palavras não são indexadas.

Quantidade de Palavras

Buscas com 1 palavra
28%
Buscas com 2 palavras
21%
Buscas com 3 palavras
18%
Buscas com 4 palavras
11%

O que fazer?

Entenda que isto não é uma ciência exata, até porque muitos dos sinais de classificação não são conhecidos e são guardados em sigilo absoluto, tenho como base vários testes que faço todos os dias e minha experiência em criação de sites para obter um resultado satisfatório. Saber como um software funciona, seus conceitos e fundamentos, ajuda bastante nesta hora.

O Google classifica os sites com base em algumas regras e o peso destas regras, muitas destas regras são sim passadas pelo Google porque melhora a experiência do usuário, não esqueça que para ir ao site, primeiro você precisa passar pelo site do Google e qualquer empresa que se preze quer que seus clientes fiquem satisfeitos com os serviços prestados.

Muitos sites na internet usam técnicas ultrapassadas e acredite se quiser, alguns não possuem nem título, tente ir em uma biblioteca e procurar um livro sem saber o título. Isto também acontece com páginas web porque são arquivadas em um grande banco de dados (prateleiras).

Segmentação

Local SEO

Quase 40% da buscas feitas no Google são locais, isto é, pessoas buscando por produtos e serviços na região onde estão. A localização da empresa no site além do cadastro no Google Mapas, são formas de aparecer melhor neste tipo de busca.

Mobile SEO

Sabe-se hoje que Google melhora a classificação de Websites que são otimizados para dispositivos móveis. Mas hoje em dia isso não é o suficiente, os sites AMP vieram para melhorar o carregamento e aplicar o conceito Mobile First nestes dispositivos.

Imagens SEO

Nomes de imagens devem ser significativos e transmitir a ideia de seu conteúdo dentro do contexto no qual a imagem está inserida, também existe o fato, que estas informações podem ser usadas por leitores de telas para deficientes visuais.

Por onde começar

A escolha das palavras-chave é a primeira e uma das principais etapas para a otimização de um site desde sua criação até mesmo depois de seu término, começar pensando em como as palavras vão criar uma navegação agradável e como estruturar os textos para o ambiente digital.

Conclusão

Um site que não tem uma estrutura organizada, só conseguirá destaque por outros fatores, como tempo de existência e PageRank (links em outros sites), e isto um site que está começando não tem. Por estes motivos, um site organizado será com o passar do tempo um sucesso garantido.

Entre em contato!