Otimização de sites

Otimização de sites para busca orgânica (Gratuíta)

Um breve panorama

Na briga dos buscadores, temos hoje algumas empresas que dominam as pesquisas na internet, Yahoo, Bing (Microsoft) Ask (Aquele programinha chato que se instala junto com outros programas) e Google, que possuem juntos o total de 97% da preferência dos internautas, somente o Google tem a fatia de 86% deste mercado mundial.

Uma pesquisa recente aponta um percentual de 93% das buscas realizadas no Brasil serem pelo Google, em outra pesquisa foi constatado que as pessoas associam o fato de as empresas estarem na primeira página do Google, como empresas lideres em seus seguimentos.

SEO hoje em dia

O Google vem constantemente atualizando e melhorando seu software que capta palavras nos sites e oferece ao usuário o site que contém a palavra (relevante) seguindo algumas regras e o peso destas regras, a organização do conteúdo também é importante e o título da página é hoje a palavra-chave mais importante para SEO.

Muitos sites na internet usam técnicas ultrapassadas, e acredite se quiser, alguns não possuem nem titulo, tente ir em uma biblioteca e procurar um livro sem saber o titulo, o bibliotecário (Google) vai perder tanto tempo procurando que em muitos casos ele vai dizer “este livro não tem”. Isto também acontece com “páginas web” porque são arquivadas em um grande banco de dados (prateleiras).

Por outro lado isto é bom para quem investe em um profissional, e com um SEO básico já é possível diminuir consideravelmente seus concorrentes.

Site bem organizado

Local SEO

30% da buscas feitas no Google são locais, isto é, 30% das pessoas buscam por produtos e serviços na região onde estão, localização da empresa no site, além do cadastro no Google Mapas, são formas de aparecer melhor neste tipo de busca.

Imagens SEO

O software do Google obviamente não vê imagens, nomes de imagens devem ser significativos e transmitir a ideia de seu conteúdo dentro do contexto no qual a imagem está inserida, também existe o fato de que, estas informações podem ser usadas por leitores de telas para deficientes visuais existentes no mercado. Imagens bem otimizadas irão aparecer no site Google Imagens com maior destaque, gerando mais tráfego para o site.

Mobile SEO

Sabe-se hoje, que o Google melhora muito a classificação nas pesquisas de websites que são otimizados para dispositivos móveis como, smartphones e tablets, nos dias atuais é praticamente obrigatório que todos os websites sejam compatíveis com estes dispositivos.

Por onde começar

A escolha das palavras-chave é a primeira e uma das principais etapas para a otimização de um site desde sua criação até mesmo depois de seu término, começar pensando em como as palavras vão criar uma navegação agradável e como estruturar os textos para o ambiente digital.

Claro que isto não é tudo, mas o básico, um site que não tem uma estrutura organizada só conseguirá destaque por outros fatores como tempo de existência e PageRank (links em outros sites), e isto um site que está começando não tem. Por estes motivos um site organizado e otimizado será com o passar do tempo um sucesso garantido, SEO começa com organização.

Não existe mágica nem tampouco uma ou duas coisas que irão fazer um site ficar bem posicionado, são mais de 200 itens analisados em uma página web.

Estatísticas

Google no Mundo

86%

Outros

14%

VOLUME DE CLIQUES

Busca Orgânica (natural) 70%
Patrocinada 30%
Pesquisa Recente

Google no Brasil

Volume de buscas 93%
Quantidade de palavras

Buscas com uma palavra

28%

Buscas com duas palavras

21%

Buscas com três palavras

18%

Buscas com quatro palavras

11%
Voltar ao Topo